Desmatamento do Parque Estadual da Serra do IPPA
- Growth Motors
- 21 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2024
IPPA lança o Observatório Permanente de Fiscalização e Controle do Desmatamento no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM)

Você já ouviu falar no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM)? E na Mata Atlântica?
Criado em 1977 pelo Governo do Estado de São Paulo, o PESM contempla uma rica biodiversidade e representa uma das maiores riquezas naturais do mundo, abarcando uma grande porção do bioma da Mata Atlântica que se estende ao longo de 27 municípios, sendo 26 São Paulo/SP e 1 no Rio de Janeiro/RJ.
Desde a sua criação, a região como um todo sofre com o crescimento urbano desorganizado e com o aumento da quantidade de habitantes por metro quadrado (densidade demográfica), sem que haja o correspondente aumento de infraestrutura e dos serviços públicos necessários para atender a população.
Com a falta de fiscalização e controle, a região também sofre sofren com o aumento do desmatamento ilegal e as ocupações irregulares.
O resultado disso tem sido sucessivos alagamentos e desmoronamentos de encostas, causando a morte de moradores, veranistas e turistas, além de desabrigar famílias e impactar negativamente o setor de comércio, serviços e do turismo local.
Diante dessa situação, o IPPA criou o Observatório Permanente de Fiscalização e Controle de Desmatamento no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), que publicará o seu primeiro relatório em 17 de julho deste ano, Dia Nacional de Proteção da Floresta. Confira a clicando aqui a matéria completo no site Gov.br .
Para saber mais e acompanhar esse e outros projetos do IPPA, siga-nos nas redes sociais clicando aqui e se inscreva em nossa newsletter que se encontra no rodapé.
Comments